quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Quando descobrem uma carniça os urubus brigam entre si


Luiz Carlos Nogueira

nogueirablog@gmail.com

Pensando bem, comparar os urubus com os políticos é uma afirmação contraditória, porque essa ave faz limpeza e eu nunca as vi brigando por um naco da coisa em decomposição. Aliás, ao contrário da maioria dos políticos, há que se observar que essa ave não se contamina com os miasmas que se encontram nos ambientes putrefeitos. O mau político, corrupto, mau-caráter, bandido e dotado de outros adjetivos dessa linha, acaba envolvendo os outros menos avisados, nas suas tramas maléficas.

Mal o País acabou de eleger a sua presidenta, os cobiçosos já estão assanhados para disputar as eleições que ainda vão acontecer em 2014. O pior é que as notícias de corrupções praticadas por políticos, não cessam. Casos antigos e mais escandalosos, dos envolvidos em práticas ilícitas com o dinheiro público, sequer foram julgados (p. ex. turma do mensalão), o que faz com que os “picaretas” fiquem mansos e confiantes na impunidade.

Essas atitudes me lembram do que disse o personagem principal de O Vendedor de Sonhos – O Chamado (livro do médico psiquiatra Augusto Cury (São Paulo: Editora Academia de Inteligência, 2008): [...] Cuidado, o sistema dá, mas tira, em especial a nossa humanidade. “[...] O povo mais culto da terra, o que mais havia conquistado prêmios Nobel no começo do século XX, entronizou Hitler num período de crise social. Os tempos de crise são tempos de mutação para o bem ou para o mal. Chamando-nos a atenção contra os riscos do poder, o mestre comentou: — a maioria das pessoas está despreparada para assumir o poder. O poder faz despertar fantasmas que estão escondidos debaixo do manto da humildade: o fantasma do autoritarismo, de controle, de chantagem, da necessidade de aplausos. — E que nos ensinou: — O poder nas mãos de um sábio o torna um aprendiz, nas mãos de um estulto o torna um ditador. Se um dia tiverem muito poder, que fantasmas sairão do calabouço do seu inconsciente? [...]

Agora deram para reclamar que a presidenta Dilma (não votei nela, mas está certa e deve ser apoiada) está tomando medidas enérgicas, para descartar os envolvidos em roubalheiras. Como dizem os gaúchos: mais isto é uma barbaridade tchê!! Ninguém mais fica corado de vergonha? Pois é, somente os psicopatas dormem tranqüilos, porque não se importam com nenhuma ética e nenhuma moral. Não se importam se dos seus procedimentos egoístas vão resultar as misérias sociais. Há neles um sentimento de irresponsabilidade. Mas como também está dito no livro do médico psiquiatra citado: “[...]Sociologicamente falando, os irresponsáveis são mais felizes do que os responsáveis. O problema é que os irresponsáveis dependem dos responsáveis para serem carregados.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário